Softwares piratas: Riscos e perigos de adquirir tecnologias ilegais – Infoshot

Softwares piratas: Riscos e perigos de adquirir tecnologias ilegais

245 Views

Pequenas empresas são maiores alvos de ataques cibernéticos e prejuízo mundial é de US$ 300 bilhões

Quando você vai comprar um par de óculos de sol, além de querer um modelo que te agrade esteticamente, você também se preocupa com a proteção que ele vai garantir aos seus olhos, certo? Porque você sabe que, apesar de existirem óculos piratas mais baratos e praticamente iguais aos originais, o uso deles pode causar doenças prejudiciais à visão, além de dores de cabeça, desconforto e cansaço nos olhos.

Com produtos de tecnologia é a mesma coisa. Ao optar por usar softwares ilegais, os riscos de vulnerabilidade e incidência de ataques cibernéticos são extremamente altos. De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Software, a pirataria gera um prejuízo superior a US$ 300 bilhões em todo o mundo. E, para PMEs, a situação é ainda mais preocupante, já que 65% dos ataques cibernéticos miram dados de  pequenos negócios, segundo a Fiesp.

Já pensou perder todos os dados importantes da sua empresa? Vírus, spywares, malwares e programas mal-intencionados podem causar a perda de informações sigilosas de uma companhia inteira. Em contrapartida, softwares originais oferecem serviços diferenciados, como suporte do fabricante e atualizações de segurança que garantem a proteção do dispositivo. O Windows 10, por exemplo, recebe atualizações automáticas e conta com ferramentas que simplificam a identificação do usuário e intensificam a segurança, como o BitLocker e o Windows Hello.

No Brasil, existem leis que protegem a propriedade intelectual contra quem pratica atos de concorrência desleal, ou seja, usa produtos que não são originais. Não importa se você é uma pequena ou uma grande empresa: as consequências são inúmeras e desagradáveis. Existem também leis norte-americanas que tangem a concorrência desleal e que visam a proteção das empresas locais contra atos praticados por empresas estrangeiras, ou seja: garanta que seus fornecedores sejam empresas legais, cumpridoras das leis e não corra riscos.

Além disso, programas originais garantem outros inúmeros benefícios para o seu negócio, como segurança, privacidade, conformidade, maior credibilidade e melhor desempenho. No final das contas, assim como no caso dos óculos, o preço que você acaba pagando por um produto falsificado é muito maior do que pelo original.

Portanto, a chave para conseguir o melhor custo-benefício é ter uma solução que seja segura e ao mesmo tempo produtiva e colaborativa. Desenvolvido especialmente para pequenas e médias empresas, o Microsoft 365 Business une essas três características, com o Office 365, o Windows 10 e o Enterprise Mobility + Security. Tudo junto, em uma única solução.

Fonte: Microsoft

Sem comentários